05/05/21 | 21:03
Operação da Prefeitura de Manaus ordena o trânsito na zona Leste

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou fiscalização, nesta quarta-feira, 5/5, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A operação é mais uma medida da administração municipal, para ordenar o trânsito na cidade, que deve ser expandida a outras áreas da capital.

 

A ação desta quarta-feira resultou na remoção de 12 motocicletas e dois veículos de passeio, além de 38 autuações no âmbito municipal e outras 31 autuações estaduais. Foram abordadas 225 motocicletas e 21 micro-ônibus alternativos.

Participaram da operação, além de agentes de trânsito e fiscais de transporte do IMMU, a Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

“Estamos cada vez mais agregando mais órgãos, para organizar as atividades nesta região da cidade. Nosso foco é o transporte, principalmente, o transporte alternativo, para que este modal funcione de forma organizada, com micro-ônibus obedecendo aos padrões de segurança que a Prefeitura de Manaus exige. É uma preocupação muito grande do prefeito David Almeida, de que possamos a cada mês ir melhorando a cidade e, no trânsito temos um desafio muito grande”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, sobre a ação desta quarta-feira.

O comandante do Comando de Policiamento de Área (CPA) da zona Leste, tenente-coronel Cledemir Araújo, frisou a importância de operações no trânsito para combater irregularidades. “Há pouco tempo, o trânsito aqui estava caótico, a ponto de ser considerado o mais violento da cidade de Manaus e com esta prevenção, por meio destas ações integradas, conseguimos reduzir drasticamente este problema”, destacou.

Abordado na operação, o mototaxista Francielson Barbosa de Jesus, 40 anos, elogiou a operação. “É sempre bom que ocorra este tipo de fiscalização, para a nossa segurança e também a dos passageiros. A gente não sabe quem está levando na nossa garupa”, disse.

 

Educação

Ainda na manhã desta quarta-feira, 5, o IMMU realizou uma ação educativa voltada à conscientização dos motoristas de caminhão, para orientar os condutores sobre a importância de transitar na faixa da direita em vias urbanas. A ação, que faz parte da campanha “Maio Amarelo”, ocorreu na avenida Efigênio Sales, na zona Centro-Sul da cidade.

Para o diretor do Departamento de Educação de Trânsito e Estatística, Pedro Miranda, a ação educativa deve ser permanente. “Hoje nosso foco é a ação com os motoristas de veículos pesados. A orientação é que eles obedeçam o artigo 29, do Código de Trânsito, que é andar pela direita das vias, para segurança tanto deles quanto dos carros menores”, explicou.