26/03/21 | 8:18
Prefeitura realiza ações educativas e de fiscalização do trânsito em três zonas da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na manhã desta sexta-feira, 26/3, atividades de panfletagem e orientação de prevenção e combate aos acidentes de trânsito, simultaneamente nas zonas Leste, Norte e Centro-Sul. A campanha faz parte da programação da Semana Municipal de Trânsito, uma das ações da gestão do prefeito David Almeida para tornar o trânsito mais seguro na capital.

Na zona Leste, o IMMU realizou uma operação, com apoio da Polícia Militar (PM), para coibir irregularidades no trânsito da capital. A ação educativa tem como objetivo alertar os pedestres sobre a forma correta de atravessar ruas, usando faixas ou passarelas, e para conscientizar motoristas a respeitar a faixa de pedestres.

“Resolvemos fazer a ação de orientação de prevenção em três zonas, na avenida Autaz Mirim, na rotatória do Eldorado e na avenida Noel Nutels, na Cidade Nova. Essas vias são umas das principais da cidade e o fluxo de veículos é muito grande, e também há muitos pedestres que usam as faixas”, disse a chefe de divisão de educação do IMMU, Jaqueline Cardoso.

Kits contendo mensagem educativa de trânsito, adesivo e máscara de proteção contra a Covid foram distribuídos a condutores e pedestres durante a abordagem dos educadores, que também repassaram mensagens de segurança e respeito no trânsito.

“São importantes essas ações da Prefeitura de Manaus, porque nós pedestres estamos precisando de respeito, às vezes quase nos jogamos na frente dos carros para eles pararem. Os condutores têm que entender que o pedestre é a parte mais frágil no trânsito”, disse o autônomo Carlos Santos.

 

Operação

Na avenida Penetração, no bairro Grande Vitória, zona Leste, agentes de trânsito e fiscais de transporte do IMMU, com apoio do Comando de Policiamento de Área Leste (CPA-Leste), realizaram uma operação para coibir irregularidades e orientar condutores e motoristas sobre a necessidade de manter o trânsito cada vez mais seguro.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, explicou que a operação faz parte da Semana Municipal de Trânsito. “Aqui no bairro Grande Vitória recebemos várias reclamações da comunidade em relação às irregularidades no trânsito e no transporte alternativo. Por isso, estamos realizando essa grande ação integrada de operação, para coibir irregularidades e corrigir tudo que percebermos de errado e passando esta sensação de segurança à população. Nosso maior propósito é conscientizar o condutor para salvar vidas”, explicou.

Segundo o diretor de Transporte do IMMU, Ednaldo Castro, as ações de fiscalização de transporte serão intensificadas. “Queremos que o transporte público tenha, cada vez mais, disciplina, segurança e ordem, principalmente nas zonas Leste e Norte de Manaus. Nossa intenção é fiscalizar documentações, estado físico dos ônibus, principalmente, os micro-ônibus alternativos”, disse.

Em relação ao transporte, foram apreendidos dois micro-ônibus, devido os motoristas estarem dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quanto ao trânsito, foram contabilizadas 35 autuações.

Ciclistas 

Para dar continuidade à programação da Semana Municipal de trânsito, neste sábado, 27/3, associações de ciclistas de Manaus, juntamente com educadores e agentes de trânsito, vão realizar uma ação de panfletagem com foco na orientação e prevenção em acidentes de trânsito nos seguintes pontos:

– Constantino Nery com Pedro Teixeira (cruzamento da Arena da Amazônia)

– Igreja da Restauração – avenida Cel. Teixeira

– Cidade Nova (semáforo da avenida Noel Nutels com a rua Curió)

Educadores e agentes de trânsito, juntamente com fiscais de transporte, irão acompanhar as programações deste sábado.